segunda-feira, 5 de abril de 2010

Teatro Carlos Gomes

Ribeirão Preto é uma cidade onde alguns acontecimentos nunca ficam claros para a população. Um desses fatos é a demolição do Teatro Carlos Gomes que aconteceu entre os anos de 1944 e 1946.
Durante este período, ocuparam a prefeitura de Ribeirão Preto três prefeitos interventores,  o Sr. Fábio Barreto até 1944, e os Senhores Alcides de Araujo Sampaio e Luiz Augusto Gomes de Mattos, entre os anos de 1945 e 1946. 
O Teatro Carlos Gomes foi inaugurado, em 1897, com a apresentação da ópera “O Guarani” de Carlos Gomes. O teatro foi construído a partir de um consórcio entre os maiores fazendeiros da época, entre eles: Cel. Francisco Schmidt, Joaquim da Silva Gusmão, Francisco Augusto Sacramento, Virgílio da Fonseca Nogueira e Luís Pereira Barreto. O projeto arquitetônico foi de autoria de Ramos de Azevedo, em estilo neoclássico de influência italiana.
Os ribeirão-pretanos que conheceram o Teatro Carlos Gomes o descreviam como uma obra de arte da arquitetura, com riquíssimos detalhes de acabamento; como um lustre de cristal da Bohemia que ficava no salão de entrada, tinha muito acabamento em marmore importado da itália e pinturas de afrescos em todos os ambientes.
Imaginem, que em pleno período da segunda guerra mundial, Ribeirão Preto possuia num espaço de 4 quadras, 2 teatros de grande porte, quase um de frente ao outro.
Se alguém souber mais sobre a demolição do Teatro, por favor, envie as informações.