terça-feira, 29 de junho de 2010

Clarice Lispector


"Sou como você me vê.. 
Posso ser leve como uma 
brisa, ou forte como uma 
ventania depende de quando, 
e como você me vê passar!"

Pat Lau

Parada
na frente de um
portão trancado
o cordão umbilical
nada mais é
que um fio que liga o
sentimentalismo primitivo
ao ocidentalizado

é um fio de cetim
todo arranhado.
Pat Lau é uma poetisa brasileira, nascida em São Paulo e hoje mora em Paris. Esse poema foi escrito quando ela tinha 18 anos, na Nigéria, onde estava visitando a sua mãe, que morava lá e estava casada pela segunda vez. Passe pelo Blog de Pat Lau - Poemas Sem Nome -  e conheça mais sobre a sua pena afiada e certeira.
http://www.patlaura.blogspot.com

São Pedro

O apóstolo Pedro era pescador, um homem simples que negou Jesus por três vezes para se proteger, mesmo tendo discordado de Jesus, quando, dias antes, Jesus afirmou que Pedro o iria negar.
Para a Igreja Católica, Pedro foi o fundador da Igreja, seu primeiro Papa. Para o povo, Pedro é considerado o protetor das viúvas e dos pescadores. Além disso, ele é o portador das chaves do céu e é responsável pelas chuvas.
Quando era criança, uma das coisas mais comum quando chovia, era ouvir dos mais velhos que o céu estava sendo lavado. Quando se ouvia um trovão, diziam que eram São Pedro roncando ou que mudava seus móveis de lugar.
Hoje, dia 29, comemora-se o Dia de São Pedro. E, acontece pelo mundo a fora, grandes procissões. No Brasil, principalmente no nordeste, existem belíssimas procissões marítimas. E, na grande maioria das cidades do Brasil, essa é a última grande Festa Junina, com fogos, pau-de-sebo, mastro, doces, salgados, danças folclóricas e muito quentão.