terça-feira, 31 de agosto de 2010

Parabéns Corinthians!

O Sport Club Corinthians Paulista completa hoje 100 anos. Foi fundado como uma equipe de futebol no dia 1º de setembro de 1910 por um grupo de operários do bairro do Bom Retiro, na cidade de São Paulo. O nome foi inspirado no Corinthian FC de Londres, que excursionava pelo Brasil na época.
A ideia inicial era de fundar um novo time de futebol para jogar no futebol de várzea, mas, graças a uma dissidência entre os clubes aristocráticos da Liga Paulista de Foot-Ball, o Corinthians disputou uma seletiva classificatória para o torneio dessa entidade, que era o mais importante à época. Assim, em 1913 o clube jogaria pela primeira vez o Campeonato Paulista. A origem humilde do Corinthians refletiu-se em alguns de seus apelidos, como clube dos operários ou time do povo. Foi o primeiro clube de São Paulo a abrir espaço para jogadores pobres. Foi também o segundo clube do futebol brasileiro - o primeiro foi o Bangu - e o primeiro do futebol paulista a aceitar atletas negros no time.
Embora o clube tenha atuado em outras modalidades esportivas ao longo dos anos, como remo, basquete, natação, vôlei, tênis, taekwondo, futsal, judô, peteca e handebol, suas principais conquistas e o seu reconhecimento foram alcançados pelo futebol profissional. Foi o primeiro clube a ganhar o Mundial de Clubes da FIFA e o único a conquistar o título em casa, no Brasil em 2.000. Possui também quatro títulos do Campeonato Brasileiro (1990, 1998, 1999 e 2005), três da Copa do Brasil (1995, 2002 e 2009), 26 do Campeonato Paulista - sendo deste último o maior recordista de conquistas no Estado e é o único clube três vezes tricampeão do torneio - e cinco do Torneio Rio-São Paulo (1950-1953-1954-1966-2002).
Em 1951, o Corinthians foi primeiro time do futebol brasileiro a ultrapassar a marca dos 100 gols em um campeonato oficial, quando fez 103 em apenas 28 jogos no Campeonato paulista daquela temporada.1952 a 1954, o clube fez 28 partidas internacionais sem derrota - incluindo a disputa e conquista da Pequena Copa do Mundo de 1953 na Venezuela, com duas vitórias sobre o Barcelona da Espanha) - e superou o recorde anterior que pertencia ao Vasco. O Corinthians foi ainda a primeira equipe a representar oficialmente a Seleção Brasileira de Futebol, em um amistoso contra o Arsenal em 1965, e é responsável pela maior goleada ocorrida até hoje em Campeonatos Brasileiros, quando fez 10 a 1 no Tiradentes-PI em 1983.
O estádio oficial do Corinthians é o Estádio Alfredo Schürig, mais conhecido como "Parque São Jorge" ou "Fazendinha". Foi reinaugurado em 1928 e atualmente tem capacidade para pouco mais de 15 mil pessoas. Jogando lá, o único título que o clube conquistou foi o Paulista de 1939. Agora, para comemorar os 100 anos do Clube, foi anunciada ontem, a construção de uma arena super moderna, que além de ser a nova casa do Corinthians, irá ser o local de abertura da Copa do Mundo de 2014 que será no Brasil.
Sua torcida é conhecida como "Fiel" e seus torcedores são estimados em mais de 25 milhões espalhados por todo Brasil, o que credencia o Corinthians como o segundo time mais popular do país e o primeiro na Região Sudeste e no Estado de São Paulo - onde tem mais torcedores que São Paulo e Palmeiras juntos.

Clarice Lispector


"Não tenho tempo pra mais nada,
ser feliz me consome muito."

Julia Margaret Cameron

Julia Margaret Cameron (11 de junho de 1815 - 26 de Janeiro 1879) foi uma fotógrafa britânica, que começou a fotografar com 48 anos e se tornou conhecida por seu retratos de celebridades.  Mas, os fotógrafos da época não valorizavam as suas fotos. Hoje em dia, seu trabalho é muito apreciado e respeitado por fotógrafos do mundo inteiro. Sua casa, Dimbola Lodge, na Ilha de Wight é aberto ao público.
Charles Darwin fotografado por Julia

Mara Senna

Antes da chuva
Dia quente.
Antes da chuva,
tenho sonhos de sede.
Tenho delírios de deserto.
Tenho vontade de você por perto.
Quero água.
Olho para o céu,
peço chuva, como o sertanejo,
chuva que aplaque este meu desejo,
que me dê um alívio de terra molhada.
Eu ando tão atordoada...
Mara Senna é uma grande poetisa ribeirão-pretana. Esse poema, onde ela descreve com exatidão o que é a secura na nossa cidade, é do seu livro "Luas Novas e Antigas".

José Saramago

 
"Se tens um coração de ferro, bom proveito.
O meu, fizeram-no de carne, e sangra todo dia."